04 maio 2008

Grau de investimento e Exportações, combinam ?

O vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, disse que o grau de investimento recebido pelo País "é ótimo para o ego do Brasil, mas para o comércio exterior, a notícia é muito ruim". O argumento é que o dólar, cuja cotação cairá ainda mais, vai gerar um desestímulo para as exportações de manufaturados e estimular as importações.

Reitero sua afirmação... As contratações de novas compras estrangeiras estão cada vez mais sólidas, por essa garantia de que o dólar vai continuar “a descer a ladeira”, contudo as importações estão eufóricas, enquanto que para os exportadores as perspectivas são desanimadoras.


"O dólar derreteu de vez, não será surpresa se chegar a um novo piso de R$ 1,60", disse Castro.


Outra conseqüência negativa para os exportadores, segundo ele, é que os investimentos produtivos voltados para as exportações vão ficar mais caros, já "que os dólares que vêm de fora vão valer menos reais aqui". Segundo ele, até poderão ocorrer novos investimentos, mas voltados para o mercado interno... certamente é algo de se pensar cautelosamente, quando passar essa euforia.


Castro e muitos outros analistas consideraram o anúncio do grau de investimento "uma grande surpresa". Eles esperavam a conquista para o segundo semestre de 2008 ou, mais provavelmente, para o ano que vem.



Como disse anteriormente, a grande surpresa é o momento.

Um comentário: