13 junho 2008

Fernando Pessoa (1888-1935)

"Quando eu me sento à janela
P'los vidros qu'a neve embaça
Vejo a doce imagem d'elia
Quando passa... passa.... passa...

N'esta escuridão tristonha
Duma travessa sombria
Quando aparece risonha
Brilha mais qu'a luz do dia.

Quando está noite ceifada
E contemplo imagem sua
Que rompe a treva fechada
Como um reflexo da lua,

Penso ver o seu semblante
Com funda melancolia
Qu'o lábio embriagante
Não conheceu a alegria

E vejo curvado à dor
Todo o seu primeiro encanto
Comunica-mo o palor
As faces, aos olhos pranto.

Todos os dias passava
Por aquela estreita rua
E o palor que m'aterrava
Cada vez mais s'acentua

Um dia já não passou
O outro também já não
A sua ausência cavou
Ferida no meu coração

Na manhã do outro dia
Com o olhar amortecido
Fúnebre cortejo via
E o coração dolorido

Lançou-me em pesar profundo
Lançou-me a mágoa seu véu:
Menos um ser n'este mundo
E mais um anjo no céu.

Depois o carro funério
Esse carro d'amargura
Entrou lá no cemitério
Eis ali a sepultura:

Epitáfio.

Cristãos! Aqui jaz no pó da sepultura
Uma jovem filha da melancolia
O seu viver foi repleto d'amargura
Seu rir foi pranto, dor sua alegria.

Quando eu me sento à janela
P'los vidros qu'a neve embaça
Julgo ver imagem dela
Que já não passa... não passa."

Fernandão

7 comentários:

  1. Com ctz é O grande poeta... tanto ele por ele msm, qto os heterônimos! Caeiro é o que eu mais gosto; poemas inconjuntos! ;)

    Thi, tem um "porém" na nossa ida ao jazz. O coordenador do bus tá indo, e a "carona" é paga. Senão me engano ida e volta da 16 reais, e como ele tá indo sempre... não dá pra 'esquecer por um acaso' sabe...rs
    Vc topa ir msm assim?
    Hummm, se quiser ir na outra 3ª, ou na oooutra ainda não tem problema... tenho aula até dia 4! rs ...mas d qq jeito vai ter q pagar! =T
    Bom, me avisa?! o bus sai daqui de casa às 18h, qq coisa vc me liga tá? ou me responde de algum jeito q não por aki...rs pq eu vou eskecer de ver!! :p
    um bjo pra vc, se cuida!

    ResponderExcluir
  2. Ola Isinha ... sabe muitos criticos dizem equivaler a importancia de Fernando Pessoa com Camões... Sabe eu sou muito leigo em ambas literaturas para afirmar a comparação, mas pelo pouco que sei de Camões ... O cara é um genio, ele usa muitos recursos ferrados da época do classismo... Sobre Fernandão, ele é muito bom tbm ... ele passa emoção em seus textos... poucos escritores conseguem passar tal sentimento para seus leitores... a maioria deles sensacionalizam um pouco para tentar chegar perto da melancolia, mas sempre "caem do cavalo"...
    Você disse sobre o Caeiro né ... eu quase postei no lugar este texto "O amor é uma companhia".. muito bom tbm...
    Sobre a minha ida na Unicamp... prefiro que seja então na proxima semana, sabe porque estamos em algumas matérias críticas no cursinho ... e terça-feira temos as unicas duas aulas de física ... acho que se fossemos daqui semana que vem ou na outra seria melhor ...
    blz ??? me liga qualquer coisa... ou me manda um comentário ...

    rsrsrsrs Bjão minha amiga ... se cuida tha ...

    O Amor é uma Companhia


    O amor é uma companhia

    Já não sei andar só pelos caminhos,
    Porque já não posso andar só.
    Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
    E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.
    Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
    E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.

    Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
    Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela.
    Todo eu sou qualquer força que me abandona.
    Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio.

    Alberto Caeiro

    ResponderExcluir
  3. Já eu gosto mais do Alvaro de campos, explosivo, expressivo, excessivo! Todos os heteronios de Fernando são incríveis, mas por cada um ter uma personalidade distinta, é difícil dizer que se gosta de Pessoa, se gosta do mundo do Fernando! Tem uma prosa, se não me engano, que ele está lá, todo pirante, e do nada, para e abre um tarênteses com algo no estilo "sente e coma chocolate, mundo triste". Não lembro as exatas palavras, não fui abençoado (ou amaldiçoado) com a memório do Morato, mas, lembro que sempre gostei dessa passagem.

    ResponderExcluir
  4. Já eu gosto mais do Alvaro de campos, explosivo, expressivo, excessivo! Todos os heteronios de Fernando são incríveis, mas por cada um ter uma personalidade distinta, é difícil dizer que se gosta de Pessoa, se gosta do mundo do Fernando! Tem uma prosa, se não me engano, que ele está lá, todo pirante, e do nada, para e abre um tarênteses com algo no estilo "sente e coma chocolate, mundo triste". Não lembro as exatas palavras, não fui abençoado (ou amaldiçoado) com a memório do Morato, mas, lembro que sempre gostei dessa passagem.

    ResponderExcluir
  5. Literatura, Adoro literatura, lingua Portuguesa, e essas coisas q aprendemos com o Morato, ele mostra -nos formas diferentes de se encarar Um texto, Rídiculo em Linguagem Culta e Dificil. Porém , o Fernandão aii, escreve Muito Bem. Arte em escrever, escrever criar um jogo de belas palavras é algo prazeroso, e enriquecido em arte e muita cultura.
    A Leitura, literatura arte de escrever, sei la mais formas de se dizer, fascina - me, as palavras tornam - se nas mãos de um escritor sentimentos e libicas histórias apenas vindas da Mente, ou forma idealizadas de cada época, cada fase em uma linha do tempo que caracteriza seu Autor.
    Gosto dos que escrevem , pois associo, Música a literatura, a forma de escrita, assim como Música escrever tem técnicas, e formas.
    E o dificil é enquadrar o que quer escrever entre essas tais regras.

    Bjos Thi Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Sabe Fer ... são grandes as obras destes caras ... estou lendo tbm um gênio da Literatura Romântica, o grande mestre Victor Hugo ... é demais vc observar todas as regras obedecidas pelo gênero e ver cada detalhe sendo usado ... é muito gostoso ler quando vc gosta e entende ...
    Como eu disse a Lih, vc pode tomar vinho, mas degusta-lo que é o essencial, tenho por base nisso todas as artes, Literatura, Musica, Dança, e teatro's em geral ...


    Se cuida Fer, até mais velho

    ResponderExcluir
  7. É verdade Lih ...Não ha como não gostar de arte em geral, euu sou muito fã ... adoro tudo ligado a artes... e como disse acima, ler e entender é surpreendente...
    A escrita tem um poder mortal, de todas as palavras, creio que a vírgula é o ponto de mais perigo nesta arte. Você pode mudar o sentido de forma catastrófica... escrever é foda...
    Somando no que vc comentou acima, acho que eu relaciono muito a história com a arte, por esse motivo a admiro mais ainda ... rsrsrsrs

    bjosss querida e continue comentando ..

    ResponderExcluir