18 junho 2008

100 anos de imigração japonesa


O Japão vivia, desde o final do século XIX, uma crise demográfica. O fim do feudalismo deu espaço para a mecanização da agricultura. A pobreza passou a assolar o campo e as cidades ficaram saturadas.

As oportunidades de emprego tornaram-se cada vez mais raras, formando uma massa de trabalhadores rurais miseráveis. No Brasil, por sua vez, estava faltando mão-de-obra na zona rural. Em 1902, o governo da Itália proibiu a imigração subsidiada de italianos para São Paulo (a maior corrente imigratória para o Brasil era de italianos).

As fazendas de café, principal produto exportador do Brasil na época, passaram a sentir a falta de trabalhadores com a diminuição drástica da chegada de italianos. O governo brasileiro, então, precisou encontrar uma nova fonte de mão-de-obra. Desta vez, decidiu-se por serem atraídos imigrantes do Japão. Com a eclosão da I Guerra Mundial, o Brasil tornou-se um dos principais países no mundo a receber imigrantes do Japão.

16 comentários:

  1. Olá Sr MArques.. a tanto tempo q nem sei mais o q é Blogers..
    Nem o Meu entro Mais..
    Q bom ver q seu Blog se tornou populoso e alvo de belissimos comentários Criticos e distintos, Torço pelos seus Sonhos..
    E parabéns pelo Blog,
    E parabéns.. pelo seus post, tão ricos em informações,
    òtimo ver, Q não são Hoje apenas Comentarios de uma Tal lih Gazola, ou de Bolivianos, ou de PAdres.. ahuahua.. Torço! POr vc..
    Felicidades.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Você não imagina minha felicidade de ver te ver meu bloger... minha caríssima melhor amiga de todos os tempos...
    Fiquei muito feliz em ler seu comentário, espero tbm como vc disse que meu blogger caminhe e cresça ... espero mesmo ...
    Sabe querida, fico feliz de outras pessoas entrarem em meu blogger e dar um pitáco, mas sinto muito sua falta por la ... ninguém é como vc ... que comenta até naqueles posts super chatos de economia, que sempre pergunta quando não entendi algo, vc comenta desde os meus primeiros posts.... vc nunca será esquecida por meu humilde bloger e muito menos por mim .... estou com saudades de suas visitas ...
    Obrigado por ser essa pessoa maravilhosa ... te amo querida

    *Agora estou indo comprar seu presente, afinal hoje é seu niver né ... Até mais viuu

    Felicidades pra nos dois, pq afinal a gente merece ....

    bjooosss

    ResponderExcluir
  3. Que Bom que você não se esqueceu, das 1ªs forças, la naquele Comecinho de Blog q literalemte é um Saco começar Blogs ninguém Comenta,
    MAs.. depois de um tempo torna -se grandes alvos do Powerful Google, rsrs ta errada a Escrita.
    POrém morro de saudades do Meu Blog, tenho tantas Ideias de Post, de situações, mas ando meio desanimada com ele não da tempo de elaborarar post, e muito menos de pesquisar mais sobre os assuntos das quais me Interessam,
    Meu Blog Coitado, ta meio sem graça. Postei Agora algo idiota mas achei muito engraçado Um Robo q conversa de TUDO, Menos Politica, sexo e drogas.. hauhau, mas é uma atração entre adolescentes, achei Engraçado e uma ótima opção quando o assunto é Carencia hauhuha.
    Ando Assim,
    Desanimada com vestibulares e tal, Fui muito mal nas provas mesmo tendo me esforçado e estudado muito como faço todos os Dias.
    Acredito que vc e o fernando Serão Bixos em 2009, e uma Pública. Torço muito por isso.
    Vi o Blog, e Parabéns.
    Sorte ai.
    Os Bloggers estão ótimos e muito be formulados em informações.

    Se cuida. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Bom entre tantos e tantos comentários..
    Sinto falta daqueles comentários das quais Zoava.. rsrsrsrs...
    Tinha um pouco de Liberdade lendo os comentarios de alguns POsts fiquei com MEdo.. de falar Merda! hauhaua..
    Esta Tudo muito Sério por aqui, comentar em seu Blog virou, algo dificil.. eu tenho q pensar e formular a pequenas palavras. hauahua.. Onde o povo realmente diz sobre e argumenta.

    Acho muitissimo importante o Fato do Centenário da Imigração Japonesa, não só para o Brasil e sim também para os Japoneses da Epoca com a crise demografica, fome e necessidade do País, tiveram a oportunidade de "fulga".
    Cultura Japonesa é fantastica, é uma cultura reconhecida pelo mundo, e com caracteristicas proprias.
    E São Paulo existe um Bairro "Japones", existe o maior mercado com produtos importados do Japão, e ntre a decoração do local. E vivencia de Japoneses da época da Imigração.


    Thi se cuida,
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oiii Lih ... é muito com quando vc posta algo engraçado e ilário como postava antes. Precisa voltar a escrever mais, adoramos seus textos...
    Sobre o seu Robo Ed ... fiquei uns 20 min. trocando umas idéias com ele, aiii que eu vi vastos erros de interpretação de texto, por exemplo.

    Eu disse que estava indo embora...
    Ele me falow pra eu ficar
    E então disse que precisava ir mesmo
    E ele me responde : Ir a onde ?

    huahauahuahua
    mas tudo bem ... nem tudo é perfeito...

    Espero mesmo ser bixinho em 2009... estou meio nervoso ... quero muito entrar na faculdade...
    rsrsrsrsrs

    bjãooo vc irá entrar junto comigo

    *gostou então do blogger ?

    ResponderExcluir
  6. É Liberdade o bairro que você citou acima... eu vi algumas fotos e achei fantástico, é show de bola vc observar a preservação da cultura japonesa aqui no brasil, lembrando que em são paulo é a maior colônia de japoneses fora do japão ...
    até o MC donald é escrito em japonês...
    muito legal né ...

    bjos Aline

    ResponderExcluir
  7. O bairro da liberdade é legal, mas ultimamente tá ficando zuado...mas a comida lá é mucho boa! E cara, vocês dois conversam tão bonitinho que eu fico até sem graça de baixar o nível! haahahahaha

    ResponderExcluir
  8. Fer ... quero que vc me leve qualquer dia no bairro da liberdade ... quero comer Sushi no Mc'Donald ... huahuahuahua

    Eiii vc é muito baixo nivel mesmo
    to zuando cara ...

    se cuida até mais

    ResponderExcluir
  9. Hahahahahahahahhaha me vê um macfish com molho de soja, pra beber saquê grande e uma porção de algas fritas!

    ResponderExcluir
  10. ps. Eu gosto mesmo é de barraaaaaaco, churrasquinho de gato e pagode do só pra contrariar!

    ResponderExcluir
  11. huahuahua... se um dia nos passar pela bahia quero comer pedir uma feijoada dupla no MC...
    huahuahuahua

    humm... não preciso te falar com quem vc deve ir neste "tipinho" de lugar né ?
    Começa com Pri e termina com cila ...

    huahuahua...

    como sou maldoso em ...

    como vc mesmo disse pra mim ... "nunca falei que prestava"

    se cuida até mais ...


    Eii Fer ... hoje não irei para o cursinho, vou na UNICAMP com a Isa... ebaaaa... vamos ver como é o curso de arquitetura daquela "escolinha do estado"...

    Até maiss

    ResponderExcluir
  12. "comer pedir" ????

    Quero pedir pra comer !

    rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  13. VIADO! eu vo ir lá me foder naquele simulado, enquanto vc vai curtir a vida adoiado ao som de um jazz na companhia da sua amiga! Ah, traição, traição, traição!

    ResponderExcluir
  14. ps. Cuidado com o que vc diz rapá, internet é pública! Uma arma de destruição em massa, de fato.

    ResponderExcluir
  15. Felicidade de pobre dura pouko....

    :-(

    É Fer ... nem tudo é perfeito

    ResponderExcluir
  16. E aí velho! como foi o jazz com a bonitona?

    ResponderExcluir