23 abril 2008

A Reunião da "Pobraiada" !

Os presidentes Evo Morales (Bolívia), Hugo Chávez (Venezuela) e Daniel Ortega (Nicarágua), além do vice-presidente Carlos Lage (Cuba), lançaram um fundo de 100 milhões de dólares para a compra de grãos essenciais como arroz, feijão e milho.

Um dos argumentos usados por eles para justificar a alta de preços no mundo foi, a produção de etanol norte americano. Eu concordo plenamente com essa teoria, e ainda levo uma questão em discussão. Se os países ricos abrissem seus mercados para os produtos agrícolas Sul-Americanos e Africanos e deixassem de proteger seus fazendeiros, todos iriam ganhar e digo o mesmo para o nosso etanol.
O Neoliberalismo é uma grande hipocrisia vendida (e muito bem vendida) para mundo subdesenvolvido, porque os menos favoráveis são vulneráveis a empresários externos, enquanto que o inverso não ha.

"A questão é realmente crucial para o futuro dos nossos povos, e acima de tudo para os povos dos países mais pobres", disse o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega.

O Programa Mundial de Alimentos da ONU qualificou nesta semana a carestia global como "um tsunami silencioso" que estaria ameaçando mais de 100 milhões de pessoas nos cinco continentes.

"Temos sorte que a Alba anteviu isso," afirmou Chávez. "Alguns projetos estão em andamento, mas agora temos de acelerá-los."


Concordo com a visão de “União Sul-Americana” pregada por Chaves. Creio que agora é um momento ideal para a "Pobraiada" ficar junta e priorizar seus companheiros, e adotar a política de “um ajudar o outro” nessa crise mundial, antes que venha a "traça" e leve tudo pra "cima".

Há mais de um ano, o então presidente licenciado de Cuba, Fidel Castro, alertou que o uso de alimentos
(Post muito bom de meu Professor) para a produção de etanol teria conseqüências diretas sobre os países pobres, mas me diga! Escutaram o homem?

7 comentários:

  1. realmente uma vergonha que ainda existam "pessoas" que qualifiquem de "pobraiada" paises sul americanos...

    é bom se informar e prestar atenção nesses pejorativos de índole racista.

    estes paises podem ser pobres, mais tem muita mais riqueza a nivel cultural, que muitos jamais terão.

    pobre, meu caro, é aquele ser ignorante que não vê mais além que o buraco da porta, que não sabe qual é a realidade lá fora, e pra qualificar fulano, cicrano e perengano em "pobraiada", você deveria ter conhecido a situação por você mesmo, destes países.

    é por pessoas ainda com essa mentalidade miuda e insuficiente, que o mundo é o que é.

    só a educação mesmo, pra tirar as pessoas do poço negro da ignorancia.

    leia e aprenda.
    e aplique à sua realidade.

    ResponderExcluir
  2. É...
    quem não entendeu em absoluto foi você.

    Assim como você, eu também sou brasileira e estudo em um dos países que você qualificou INJUSTAMENTE de pobraiada.

    Repito e reitero o que escrevi (só que em alto e bom som): Quem é você pra qualificar algo que não conhece? Conhece algum desses países, conhece a realidade de cada um? Conhece a política de cada um? Economía, Justiça, algo?
    Foi de turismo a algum país pobre latinoamericano? Viveu aqui por algum tempo?

    Em que está fundamentado esse teu pensamento pequeno? Tem alguma fonte que justifique "a reunião da pobraiada"?

    A educação é o que realmente não existe em nenhum lado. Nem no Brasil, nem na China e "pior" ainda nesses países que você chama de "pobraiada". Porque gente do teu nivel, é inevitavel a existencia. Infelizmente, eu me topo com pessoas do teu tipo, quase todo santo dia.

    O nivel cultural de muitos desses pobres, seja tão igual ao teu: insignificante pra não dizer nulo.

    Uma vergonha, uma lástima ver que existem ainda pessoas do teu "calibre" que justifiquem certas atitudes inaceitaveis.

    Leia mais, veja programas uteis e não a "plin plin" ou a nojeira dos outros canais de tv brasileiros.
    Leia, seja culto, abra essa tua mente pequena e seja grande.

    A leitura sobre a questão desses "pobraiadas" te fará pensar que o econômico, não é tudo nesta vida, nem jamais será.

    Você sendo um "afro-brasileiro" (coisa que não existe), deveria ser um dos mais "menos propositais" em termos pejorativos que machucam o ego alheio.

    Se algum dia existiu o "afro-brasileiro" ele se perdeu (ou talvez morreu) no proceso da união racial. O que sim existe, é brasileiro, não divisões dele, pq cada um de nós, temos uma infinidade de gerações acima. Somos híbridos culturais e genéticos, se é que não sabe. Não há raça pura, cultura pura. Somos uma união delas. Expressada em varias caras, cores e religiões.

    Aprenda a ser mais respeituoso à "pobraiada" e à condição de vida de cada um. Você não é em absoluto NINGUEM pra menosprezar a cultura, dos países (e busque em alguma enciclopedia de Sociología, qual é o significado de Cultura, e só pra te dar uma mão, pq sei que a tua é pouca e curta, Cultura não necesariamente é o que você entende por cultura. Cultura atinge muitos niveis chegando até o econômico)

    Se não conhece a realidade do país e se teu pensamento está fundamentado em visões esterotipadas da televisão, lhe aconselho a ser mais inteligente e culto e vir até esses países pobres. E tirar tuas propias conclusões sobre o que é pobreza.

    Sou estudante de Jornalismo e uma atitude dessas é inadmissivel. Impossivel aceitar, porque é injusto e incorreto. Te convido a dar um passeio (se é que você poderá) por esses países e ver com os teus olhos o que é o que em cada lugar.

    Infelizmente, como tudo nessa vida, até a "educação" é pra poucos.


    Não me escreva mais. Cheguei aqui de erro e ainda é uma lástima o que aqui eu li.
    Se quiser discutir sobre teorías, pois, pode vir. Caso contrario, se for ficar nessa tua defensiva "justificada", passa reto e direto. Em português? PASSA BA-TI-DO, entende?

    Pessoas de mente miuda e pequena como a tua, já é suficiente o que tenho por aqui, pra poder ensinar algo de teoría, sociología, filosofía e outras áreas humanas e mudar essa mentalidade escura e racista e ver a outra realidade.

    Se não conhece, não fale. Investigue primeiro, veja e depois abra o pico.

    ResponderExcluir
  3. e olha que vergonha maior a tua ainda???

    isso aqui vc fez referencia:

    "A História é vital para a formação da cidadania porque nos mostra que para compreender o que está acontecendo no presente é preciso entender quais foram os caminhos percorridos pela sociedade."

    é né?
    a historia vem da onde?
    legal.

    leia, reflita.

    não diga coisas, por se passar de inteligente.

    ResponderExcluir
  4. Caríssima Jimena, bom dia.
    Como tens passado?
    Quando li o seu comentário vi o quando é “descomplicada”, e “sábia”, fiquei abismado com quão grande és teu conhecimento em assuntos “Geopolíticos” sobre as nações que foram referidas anteriormente.
    Como o bom jornalista que “não sou”, certamente afirmo que você é uma “excelente” “aspirante” a profissão, e sem duvidas sabe muito mais que eu (que sou leigo no assunto), que a ética e o respeito para com as pessoas são fundamentais para uma carreira de sucesso.
    Um “carinha” que eu admiro muito Idelber Avelar, sempre disse que temos que apedrejar as idéias e derrubar os argumentos, mas em hipótese alguma levantar-se contra as pessoas.
    Infelizmente Jimena, seus comentários em blogger são úteis apenas em um sentido, para que meus caríssimos leitores e amigos vejam que ainda hoje ”indivíduos” não entendem uma dissertação sobre questões econômicas (que é matéria de 7ª série de escola publica), não compreendem uma “pequena” ironia, e com seus temperamentos “difíceis”, acham que conseguem “entender” as mais diversas controvérsias existentes no mundo, é uma pena.
    Tenho dó, dessa maneira de enxergar as coisas, não a conheço nem um pouquinho, mas pela sua reação sei que deve ser uma pessoa com muitas fragilidades de relacionamento e conseqüentemente sempre opõe se a tudo, sem ao menos saber “do mesmo que estou falando” .
    Mesmo que eu postasse algo diferente, seus instintos sanguíneos não a deixariam passar batido sem me “apedrejar”, nem levando em conta o próprio texto.
    Realmente é uma pena.
    Obrigado pela “tentativa” de compreensão e continue comentando.

    ResponderExcluir
  5. É... quem não entendeu e fala sobre o que não tem direito é você.

    O que vem a ser "ética"?
    Será que você tem poder pra falar sobre algo que desconhece ao extremo?

    É o que eu disse, mais você não entende, paciencia...

    Ética não existe.
    Respeito?
    Mais oras, quem é a pessoa que fala de RESPEITO????
    Você acaso respeitou essas pessoas incluidas injustamente?
    Com que moral [não entendo?] vem a me pedir ou exigir respeito?
    Tenha dó, não?

    Ética não existe. Conceitos como "objetividade", "imparcialidade" pior ainda, porque cada jornalista manipula as informações de acordo ao seu ponto de vista, porque todos neste mundo, somos guiados por pensamentos e críticas propias, se é que você não sabe.

    Agora, decida-se: ou você fala sobre Geopolítica, ou fala sobre economía.

    E continuo afirmando: cai nesse teu "espaço" por mera infelicidade a minha mesmo, porque se fosse algo de útil, ótimo... poderia APRENDER e acumular mais capital intelectual, não empobrecer o que eu tenho - como você faz.

    "Aprenda a ser mais respeituoso à 'pobraiada' e à condição de vida de cada um."

    A questão é que gente problemática, neste mundo, sempre existiu... que não tá nem ai pra estudar e fala cada 'boçalidade' que é pra se espantar mesmo.

    Pra falar de algo, de condições nas quais as pessoas vivem ou não, você deve CONHECER essa realidade, porque o texto jornalistico, está impregnado de pensamentos - palavras - propias que o jornalista expressa sua opinião [errada ou não]. Seja inteligente não ignorante e busque por conhecimento, porque ele é o único que vai te tirar da tua condição de ser inferior que é você agora.
    Estude, aprenda, busque o que significam as coisas, saiba e divulgue às pessoas - porque elas estão desesperadas por conhecimento.

    Não me oponho a tudo pra tua pouca informação - se bem que isso não lhe concerne em nada.
    O que me oponho, seja aqui, ou embaixo da terra é à ignorancia das pessoas frente às outras, ao racismo e a intolerancia - coisas que você mostrou ser o chefe dos chefes em te-lo.

    Os prejuizos são inatos do homem, mais poder fazer frente a isso e conhecer antes de criticar sem saber, é sábio e de BOA educação.


    Aqui fico.

    E te pedi, mais você não entendeu né?
    PASSA RETO, ok?
    Não quero meu blog infestado de gente da tua laia... Não quero mesmo.
    Quero pessoas que possam ler, e colocar seus pontos de vista, sem ataque a ninguem - coisa que você não fez e nunca o fará porque é essa a sua realidade: pequena que nem a fechadura de uma porta. Você só vê o que acha que é correto, fundamentado no nada.

    Passa reto, vá ser feliz com tua "pobraiada" longe de mim.
    Looooonge, entende?


    E só um conselho: ESTUDE pra não ser esse burro de carga que você é.
    Adeus.

    ResponderExcluir
  6. Jimena ... hahaha... muito obrigado por suas "sábias" palavras. rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Jimena


    Com tanto tempo livre e imaginação você deveria escrever roteiros pra Luciana Gimenez ou pra Adriane Galisteu. Quer um conselho? Leia sobre uma figura de linguagem chamada Ironia. O termo "pobraiada" no contexto do texto que você criticou, está imerso neste conceito. Ah, mais uma observação; seu português é sofrível. Já que sua vida se resume a encher o saco das pessoas pela internet, pelo menos não assassine o vernáculo.


    PS: Jimena? Que nome é esse? Se nem sua mãe teve dó de você, porquê deveríamos ter?

    ResponderExcluir