23 abril 2008

O fim da insanidade em 1945

A exatamente 63 anos, acabou um dos maiores espetáculos de insanidade humana.
As principais potências aliadas eram a China, a França, a Grã-Bretanha, a União Soviética e os Estados Unidos. A Alemanha, a Itália e o Japão, por sua vez, perfaziam as forças do Eixo.
O expansionismo e totalitarismo-nazi-fascista são características fundamentais para o desdobramento dos conflitos, cujo foi o maior holocausto humano da historia.

O holocausto comandado pelas autoridades nazis, como parte da "solução final" para o "problema judeu", levaria ao genocídio de cerca de seis milhões de judeus nos campos de concentração, para além de outras pessoas consideradas indesejáveis, como membros da etnia cigana, eslavos, homossexuais, portadores de deficiência, Testemunhas de Jeová e dissidentes políticos.

Foi lançada também a comando dos EUA a bomba atômica "Little Boy", sobre a cidade de Hiroshima, contudo esta bomba não teve o efeito esperado, Truman decidiu não esperar por uma resposta do Japão, ordenando assim o lançamento de uma segunda bomba atómica, a "Fat Man" que foi lançada sobre Nagasaki.
Os engenhos nucleares causaram cerca de 300 mil mortos.

Avalia-se em 50 ou 60 milhões o número de pessoas que morreram em consequência da guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário