29 outubro 2009

xícara fria

Estava escuro, o tempo fechado, ventava o necessário para dar calafrios e sacudir as folhas. Naquela praça escura, histórias e conflitos ali foram travados, ali mesmo entre os dois bustos eu estava, ingenuamente procurando o que não tinha perdido e tão pouco o que não precisava encontrar. Totalmente ébrio, andava pra todos os lados sem ver um palmo à volta, sem dar atenção aos conhecidos e por pouco quase perdia o equilíbrio, era mais uma noite comum... Dali fui embora, sem saber que meus dias estavam comprometidos depois daquela madrugada...


Preparei minhas malas, revi alguns amigos (apenas os mais íntimos), fui a lugares que gostava, mesmo com aquele frio de Agosto, e joguei umas coisas fora, sabia que não iria voltar logo...


Estava eu tomando café... O mesmo café morno com leite numa xícara fria, sentado quieto para não incomodar os moradores do andar de baixo... Olhei as paredes e o forro... Pensando talvez em ficar mais um ou dois anos, estava já adequado a mudança, na verdade toda essa reviravolta estava fazendo bem, não posso dizer que era mais feliz, ou realizado ali... Sinto que sempre estive mais vulnerável aos perigos da nova cidade, e a casa também não era tão forte como a outra, mas mesmo assim me sentia menos menino, e no fundo sabia que serviria pra alguma coisa...


Quando decidi ficar descobri que não havia mais ninguém aos lados, apenas embaixo e em cima... Os vizinhos mais antigos me disseram que a estrutura estava condenada, e de tempos em tempos trocavam os moradores, mas mesmo assim eles (os mais antigos) insistiam em ficar por La, diziam que não encontraria na região nenhuma parecida. Simples, arejada e um valor agradável, sem contar a tranqüilidade...


Estava eu pensando que a ultima vez que tomei café morno com leite foi La... Não é do café que sinto mais falta, talvez seja a tranqüilidade, ou a simplicidade... Não vou mentir vai... As vezes me da um peso de ter voltado, não por pensar que Lá é meu lugar (porque tenho certeza que não é), mas poderia encontrar algo que não achei na praça... Aquela velha praça...


Thiago Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário